Clube das Belas Mulheres

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto Verão 2011 - Quem não quer emagrecer uns quilinhos?

Olá belas,

Depois de muito imaginar como trazer para o blog minha rotina alimentar, resolvi elaborar um "mutirão" de emagrecimento até a chegada do verão. Eu acho que nunca comentei aqui, mas desde a adolescência, brigo com a balança. Para dizer a verdade, nós nunca tivemos uma boa relação hehehe.  Alguns dizem que como fui uma criança gordinha, carregarei essa característica para o resto da vida, mas como não costumo me dar por vencida tão fácil assim, procuro sempre fazer de tudo para me manter no peso ideal.
Tudo me prejudica no quesito corpo ideal. Sou baixinha(1,58m), sou ansiosíssima, adoro comer e, quando digo isso, entendam que eu gosto de comer de tudo, desde um pratão de comida até uma enorme barra de chocolates. Por isso, quando estou de dieta (quase sempre), tenho que levar à risca tudo que a endocrinologista me indica, porque os quilinhos extras que levei séculos para perder, voltam em menos de uma semana. Me manter no peso ideal não é tarefa fácil, meninas!
Esse desejo de estar bem com o nosso corpo aumenta com a chegada do verão. Mesmo as que não curtem praia, piscina também devem se sentir incomodadas com os quilinhos a mais na hora de usarem saias, vestidos e shorts mais curtos, blusinhas de alça, etc., por isso, a partir de hoje, todas as terças-feiras aqui no blog serão destinadas a dar dicas de emagrecimento para estação mais esperada do ano.
Eu espero incentivar as minhas leitoras a darem o primeiro passo em busca do corpo ideal, porque levo muito a sério a seguinte frase: "É muito bom comer, mas ficar magra é muito melhor!"

Afinal, o que é melhor?


Ficar assim?




Ou assim?

Então vamos começar o projeto verão 2011?!?!

Ahhh, já ia esquecendo. Eu adoraria receber relatos e dicas de pessoas que alcançaram seus objetivos! Então, fiquem à vontade para comentar, mandar e-mail...
Prometo que em todos os posts do Projeto conto um pouco mais das dietas que já fiz e como cheguei ao meu peso ideal.

 Para começar, eu elaborei uma lista com alguns ítens capazes de arruinar uma dieta. São eles:

Erro 1: Eu adoro queijo e, por muito tempo caía na besteira de achar que queijo branco era excelente para controlar o peso e substituía peloo queijo amarelo.
Uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46. Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores, ou seja, não é a melhor opção sempre. Se preferir o queijo branco, escolha a versão light. Para variar, opte por uma fatia de mussarela de vez em quando. Ou ainda, por peito de peru misturado com uma colher de sopa rasa de requeijão light (40 calorias) ou de maionese light (29 calorias).

Erro 2: Cortar a banana do cardápio.
Você sabia que uma unidade média tem só 78 calorias? Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que driblam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina, além de ser uma grande aliada da malhação.

Erro 3: Reduzir o consumo de carboidrato somente à noite.
Muitas pessoas pensam que comer alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz e batata, após às 18h é proibido. Realmente o metabolismo no período da noite apresenta menor atividade, mas o corpo continua funcionando até quando você dorme. Portanto, não há diferença se você consumir carboidrato de dia ou de noite, desde que ele esteja em quantidade adequada.

Erro 4: Exagerar no final de semana por pensar que esforço durante a semana é suficiente.
 Em um ano, os dias que compreendem os finais de semana somam 104. Se, em cada um desses dias, você incluir 100 calorias a mais da recomendação diária, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Se o excesso for 1000 calorias, o prejuízo pode ser de 15kg. É claro que podemos nos permitir almoçar fora, tomar uma cervejinha, mas sem exagero, é claro.

Erro 5: Se entupir de produtos light.
 Ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinônimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente.

Erro 6: Comprar sempre pães integrais com grãos esperando que eles engordem menos.
Eles são realmente saudáveis, devido a seus altos teores de fibras, gorduras saudáveis, vitaminas do complexo B e fotoquímicos. Mas, na hora da escolha do pão, o importante é avaliar no rótulo a quantidade de calorias por porção e a quantidade de fibras, que deve ser de, no mínimo, 3g por porção.

Erro 7: Beber muita água com sabor e suco de caixinha.
As duas bebidas podem ser uma opção a mais para se hidratar. Porém, é importante também consumir água pura, que não tem calorias. Em relação aos sucos, é preciso observar no rótulo a quantidade de açúcar e procurar investir em versões light.

Erro 8: Não exagere na bebida alcóolica.
Não adianta nada se matar na dieta e na academia a semana toda se no final de semana você beber 10 copos de cerveja. Se não for possível abolir da sua dieta, seja moderada: diminua o consumo de álcool
nos fins de semana e garanta os resultados no final do mês!


Erro 9: Para emagrecer é necessário passar fome.
Muitas pessoas acreditam que uma dieta só resulta se passar fome, esta ideia está completamente errada, não salte refeições e não fique sem comer. Faça pelo menos quatro refeições por dia. Se saltar refeições, na refeição seguinte o seu organismo vai assimilar mais calorias .

Erro 10: Muitos alimentos são proibidos.
Nenhum alimento é proibido, claro que ninguém emagrece se passar os dias a comer doces, salgados e fast- food. Se está com desejo de algum alimento, coma um pouco. Se não conseguir resistir depois faça um pouco mais de exercício para queimar as calorias ingeridas.












10 comentários:

  1. Fran, adorei o post, muito ilustrativo. Tem várias coisas que fazemos e que acabam com a dieta.

    Acho importante tbém preferir alimentos frescos aos congelados. Eu por exemplo faço hamburguer em casa, tem menos sal que os congelados, e não frito nada, comemos tudo grelhado.

    Falando em sal, olhar a quantidade de sódio nos rótulos é ordem tbém. O sódio ajuda a reter líquido e nos faz inchar.

    Tbém estou nessa corrida, mas agora minha lição é reeducação alimentar, comer o que faz bem e diminuir o que não faz. Como sou louca por doce, estou evitando, aliás, me privando mesmo, e quando bate aquela vontade incontrolável, vou de gelatina diet. Essa não pode faltar na minha geladeira.

    Estarei sempre aqui para saber um pouco mais do que vc tem a dizer.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Meu projeto para o verão é ganhar uns cinco quilos e recuperar o corpo que eu tinha antes...
    ficar doente e perder 6 quilos não é legal, principalmente para quem não tem tendência a engordar como eu!

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi flor..
    Como esta lindo aqui..
    Adorei tudo!!!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Oi
    vim conhecer o blog e me deparei com essas dicas, adorei!!
    comigo tbm é uma luta... manter uma dieta saudável nao é nada fácil, ainda mais pq amo pizza (massas) e tudo que tem mto queijo.
    já cansei de levar broncas de meus médicos, mas quem diz que consigo levar a risca? quem sabe lendo tuas dicas semanais eu me acorde um pouco.
    valeu Fran!!

    bjkas
    tbm toh te seguindo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!!!
    kkkkk amei a primeira foto!
    Ótimas dicas, a gente sabe direitinho o que precisa fazer pra ficar em forma, mas seria tão mais fácil se conseguíssemos fazer isso o ano todo, né?
    Mas quem resiste às coisas boas da vida?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, emagrecer todo mundo quer. Mas épreciso seguir uma dieta direitinho né. Adorei as dicas.

    Bjokss

    Ah! Obrigada pela visita lá no Fadas Maquiadas

    ResponderExcluir
  7. OI Fran,
    Eu tive um problema grave de saúde e depois do tratamento me dei conta que engordei 7 kg. Estou apanhando para me livrar do peso extra. Qse me inter nei em um spa, mas me segurei, pois é dezembro e tenho muitas coisas para fazer até o Natal.
    Papai Noel não precisava me dar nada neste Natal, só tirar estes 7 kg.
    Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    Adorei o post!
    Também estou na luta contra os quilinhos!
    O duro é que aqui no Japão agor é inverno e aí já viu né...tudo fica melhor para se comer! kkkk
    Mas o meu maior problema chama-se JANTAR! Me alimento bem durante o dia, sem exageros, mas no jantar é um problema! Acho que pq no jantar estou em casa e é o único horário que meu marido e eu fazemos a refeição juntos.
    Alguma dica amiga??
    Vou aguardar os próximos posts!

    beijokas

    ResponderExcluir