Clube das Belas Mulheres

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Melasmas

Olá,

Hoje eu vou falar sobre um problema que vem me atormentando há mais ou menos uns cinco anos: os melasmas ou cloasmas. Para quem não sabe, melasmas são manchas marrons que aparecem no rosto, principamente nas maçãs do rosto e na testa.
As causas do aparecimento destas manchas são variadas, mas o que se sabe é que há ligação com hormônios femininos, por isso o uso de anticoncepcionais e o período de gravidez podem agravar e muito o surgimento de melasmas.
O sol também é um forte potencializador do melasma. Por isso, meninas, não deixem de usar protetor!
O tratamento é demorado, caro e muitas vezes não eliminam por completo as manchas. À base de clareadores em cremes e muita proteção solar, o tratamento pode durar muitos meses e os resultados costumam demorar para aparecer. Mesmo manchas mais superficiais demoram em torno de 2 meses para responderem. Então não espere resultados em uma semana ou 15 dias.
Os clareadores existentes hoje no mercado são à base de hidroquinona, ácido azelaico, arbutin, ácido kójico. Os ácidos mais receitados pelos dermatologistas são comercialmente chamados de Tri-luma, Vitacid Plus e o Glyquin que ajudam a eliminar as camadas mais superficiais da pele. Eu já usei o Vitacid Plus e gostei bastante, deu uma clareada boa no meu rosto, embora não tenha retirado as manchas completamente.
Para um efeito melhor e mais rápido são recomendados peeling’s químicos, que ajudam a retirar a pele manchada, também deixam a pele mais fininha. Não há nada mais eficaz do que um conjunto de sessões de peeling com a sua dermatologista, porém separe um dinheirinho para isso porque a sessão não costuma ser menos de R$ 150,00 e você nunca vai precisar de apenas uma.
Atenção: Mesmo que você "se jogue" nos ácidos e peeling`s nada vai adiantar se você não usar protetor solar. Até mesmo para ficar em casa é necessário passar o filtro, pois qualquer exposição ao sol  pode prejudicar o seu tratamento de meses. Minha dermatologista costuma dizer a seguinte frase: "Um fim de semana em Búzios pode prejudicar o seu tratamento de um ano!" Traduzindo, aquela pele com mancha sempre vai estar ali e sempre vai ter tendência para escurecer, basta tomar sol. Por isso diz-se que o melasma não tem “cura”  Quem tem sempre vai ter que cuidar e se proteger, senão ela volta mesmo.
Então se você tem ou já teve melasma, não descuide do filtro solar, pois prevenir é muito mais fácil do que remediar, neste caso também.

Um comentário:

  1. Obrigada pelos seus comentários pelo menos foi um pouco mais animador. As pessoas com esse tipo de problema estão sem esperanças de melhora. Essas malditas manchas começaram aparecer em minha testa a pouco tempo mas com a minha franja disfarça um pouco. Fui a dermatologista e ela me disse que vou ser amiga dela pois sempre terei que voltar, como vc mesmo disse cura definitiva jamais. Mas não vou desistir e tomar cuidados redobrado com o sol e luz artificial. E orar porque pra Deus tudo é possivel
    Boa sorte para nós

    ResponderExcluir