Clube das Belas Mulheres

domingo, 5 de setembro de 2010

Cremes redutores de medidas e celulite funcionam?

As prateleiras das farmácias e perfumarias estão lotadas de cremes e loções que prometem diminuir as medidas e acabar com a celulite, mas será que vale a pena investir? Não existem estudos científicos que comprovem a eficácia desses produtos, além disso, os especialistas explicam que a maioria deles não são capazes de chegar até as células de gordura. Só é possível obter bons resultados aliando outras técnicas aos cosméticos redutores mais potentes.

Uma pesquisa realizada em 2009 pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) constatou que alguns produtos anticelulite “não fazem milagres, mas melhoram" o aspecto geral da pele. Entre eles, dois destaques foram apontados: 65% das voluntárias que usaram o Liposyne (R$81,90), da Vichy (o produto já saiu de linha, mas a empresa recomenda o uso do Lipo-Metric), tiveram redução média de 16% da celulite em 60 dias. Segundo a química Marina Jakubowski, pesquisadora da Pro Teste responsável pela avaliação, a alta concentração de ativos foi determinante para o sucesso da fórmula. O Renew Clinical Tri-Laser Corretor (R$60,00), da Avon, foi o melhor no quesito “redução de medidas”. Ele eliminou dois centímetros no diâmetro das coxas das mulheres que participaram dos estudos.

Turbinando os resultados
Segundo a dermatologista Adriana Leite, não adianta aplicar o creme redutor rapidamente e esperar que os resultados apareçam. A forma correta é utilizá-lo duas vezes ao dia massageando vigorosamente a área tratada.

“Como na drenagem linfática, o ideal é fazer movimentos circulares de média pressão e que direcionem a gordura para a virilha”, explica Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga das marcas Biomarine e Cosmobeauty.

Aliás, a drenagem linfática parece realmente ser a melhor amiga da mulher. Os resultados saltam os olhos quando os cremes redutores são associados à poderosa massagem. "Além de aumentar a quebra das moléculas de gordura, ela faz com que a absorção do produto aumente bastante”, diz Adriana.

Além do uso tópico e massagens é aconselhável lançar mão de outros agentes para diminuir os furinhos indesejados e a gordura localizada. “Tudo é multifatorial. Assim como diversos fatores provocam a gordura localizada e celulite, a forma de combater o problema deve ser diversa. Alimentação equilibrada e a ingestão de líquidos são fundamentais”, lembra a dermatologista.

De olho na fórmula
Mentol e cânfora apenas estimulam a circulação da camada superficial da pele. Saiba quais são os ativos mais potentes que contribuem para perda de medidas e celulite.

Centella-asiática: atua na microcirculação e facilita a drenagem das toxinas;

Extratos de romã e chá verde: são antioxidades e estimulam as quebras celulares são eficientes;

Cafeisilane C: extrato de cafeína - já velho conhecido no combate à gordura localizada e celulite – ganha força com o apoio da nanotecnologia, que propicia a penetração profunda.


2 comentários:

  1. Olha, eu uso o Cellu-Sculpt da Avon e não tenho do que reclamar não!
    Tenho vontade de experimentar o da L'Oreal!
    Beijos.

    ResponderExcluir