Clube das Belas Mulheres

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Você sabe cuidar dos seus sapatos?

Eles são levados de um lugar para o outro, usados e, na maioria das vezes, pouca atenção recebem de nós. Os calçados são, geralmente, peças caras e feitas para durar anos, mas nem sempre é isso o que acontece.
A falta de cuidado ou o uso de produtos inadequados para a limpeza podem encurtar a vida dos sapatos.
O principal erro que cometemos em em relação aos nossos calçados é a limpeza inapropriada. O ideal é guardá-los limpos, inclusive a sola, e deixá-los para ventilar antes de guardar. Além disso, o uso de produtos que não são específicos para esse fim danifica o material, o que pode ser irreversível.
Além da limpeza e cuidado, a organização dos pares é fundamental. O ideal é organizar por modelo: sapatilhas, botas, chinelos, sandálias. Você pode colocá-los em saquinhos de TNT ou tela para respirarem ou deixá-los enfileirados no armário. No caso das botas, se possível, não deixe o cano dobrado. Coloque um papel dentro para que ele fique reto. Sapatos mais caros e delicados, com pedrarias, por exemplo, devem ser guardados nas suas caixas, para protegê-los melhor.

Vistoria periódica

Estilistas recomendam que, a cada dois meses, seja feita uma vistoria nos calçados. É bom verificar o bico, a capa do saltinho, a sola, a limpeza e não esperar o sapato danificar muito para levá-lo ao conserto. O cuidado tem de ser redobrado no caso dos sapatos com solas claras, já que o couro absorve a sujeira. O calçado vai empretecendo e fica difícil remover o encardido. Verifique sempre se o pé está limpo antes de usá-lo.

Sapateiros dão dicas de reforma e limpeza dos calçados

Se o calçado precisa de uma reforma ou se você simplesmente enjoou do modelo, mas não quer jogá-lo fora, os sapateiros podem dar uma mãozinha e deixá-lo como novo.

Reforma

- Cor: Quase todos os materiais podem ter sua cor modificada ou retocada;
- Salto: O tamanho dos saltos pode sofrer suaves modificações tanto para mais quanto para menos. O formato do salto também pode ser alterado para mais fino ou mais grosso;
- Botas: Para aquelas pessoas que têm a panturrilha muito grossa ou muito fina, é possível acrescentar ou diminuir tecido no zíper das botas;
- Bico: Dá para deixar o bico mais arredondado e colocar uma proteção para o desgaste ser menor;
- Sola: É possível acrescentar um antiderrapante ou colocar uma nova sola no caso de a primeira estar danificada ou muito gasta;
- Tamanho: O número do seu calçado pode ser maior ou menor. Palmilhas e suportes para o calcanhar diminuem a numeração, enquanto ferramentas específicas para alargar o sapato aumentam.

Limpeza adequada

- Couro: Utilize uma flanela limpa e seca, já que o couro absorve pouca sujeira, e depois aplique a graxa;
- Plástico: Use um pano umedecido com água e sabão e passe a esponja para tirar sujeiras mais; difíceis, ou lave-os com água e sabão neutro. Deixe secar à sombra;
- Tecido: A limpeza deve ser a seco, já que a água pode manchar as cores ou soltar a cola da sola. Faça uma espuma com água e sabão neutro e utilize uma escova de cerdas macias para limpá-lo. Retire com um pano seco. Não molhe;
- Sintético: Utilize um pano seco e produtos neutros próprios para esse tipo de material;
- Verniz: Nunca utilize sabão, apenas produtos específicos para verniz;
- Camurça: Nunca utilize produtos abrasivos. Limpe com espuma de água com sabão neutro ou produtos apropriados para esse tipo de material. Passe uma escova firme e um pano seco em seguida.

Deixe secar à sombra. Se possível, utilize um revivedor para retomar a cor e impermeabilizante para proteger dos líquidos.

Atenção!

O couro é como uma pele. Se tiver rachaduras, dificilmente será possível restaurá-lo. A camurça sem pelo pode ser impermeabilizada. Depois de muito surrado pode ser pintado de uma cor mais escura e ganhar aspecto de couro liso.

8 comentários:

  1. Adorei o post!
    Beijos, Gabi

    Está rolando um sorteio lá no blog, participa :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas,mim serão uteis pois sempre lavava meus sapatos dentro de uma bacia com aagua e sabão rsrsrsr

    beeijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Fran, adorei o post, eu tenho muito problema com couro, moro muito perto do mar, já não compro mais bolsas em couro, mas sapato não tem jeito, se ficar 2 semanas sem conferir fica verde, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  4. nossa, eu sou muito descuidada com meus sapatinhos. mas é bem importante cuidarmos deles, né? adorei as dicas e o post flor ^^ beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    Adorei as dicas! POst mto util;)))

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Super útil esse post, adorei!
    Ótimo fim de semana pra você,
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  7. Vixiiiiiiiii,eu nao faço nada dissooo rs
    vou cuidar melhor
    bjossssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    Adorei as dicas! Excelente post!
    Beijos, bom final de semana!

    ResponderExcluir